Dinâmica de Grupo (57)

Jogando objetos fora
Material:
Papel e caneta.
Passos:
a-) O facilitador solicita aos participantes que formem um grande círculo, orientando que escrevam em uma folha de papel seu nome, o que gostariam de jogar fora e porque estão jogando fora aquele objeto.
b-) Exemplo: "vou jogar fora minha caneta porque está sem tinta; vou jogar fora minha bola porque está furada".
c-) Informa-se aos participantes que todos devem escrever o nome do objeto que estão jogando fora e o porquê.
d-) Em seguida o facilitador recolhe os papéis, embaralhando-os e redistribuindo-os novamente.
e-) Solicita-se então aos participantes, individualmente, que leiam o papel que se encontra em suas mãos, da seguinte forma: "vou jogar fora..." (ler o nome da pessoa ao invés de ler o nome do objeto) “... por que..." (ler o motivo pelo qual está jogando fora o objeto).
f-) E assim sucessivamente até que todos leiam o seu papel.


23 comentários:

  1. muito interessante mas preciso de uma que venha com o objetivo no começo e a reflexão no final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para aplicar como uma pergunta: o que temos em nós mesmos (sentimentos, manias e até mesmo defeitos) que podem nos afastar de outras pessoas, mas que deveriam ser jogados fora??

      Excluir
    2. bem legal a galerinha se diverte muuuuito...

      Excluir
  2. Realmente... essa dinâmica tem potencial, mas sem uma reflexão no final, fica sem significado.

    ResponderExcluir
  3. Verdade... precisa de uma reflexão, qual o motivo de substituir o nome da pessoa pelo objeto, qual a finalidade?

    ResponderExcluir
  4. São dinâmicas interessantes e concordo com os três comentários acima. Em todas dinâmicas que li neste site, está faltando o objetivo e a reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Qual o verdadeiro sentido dessa dinâmica???

    ResponderExcluir
  6. Gostei.nem tudo precisa ter uma finalidade,essa dinamica faz as pessoas rir,isso e suficiente pra quem estar triste.ok

    ResponderExcluir
  7. É uma dinâmica interessante e tem sim sentido, basta pensar e analisar o que é solicitado. Quando pede pra dizer o nome da pessoa que jogaremos fora, mostra exatamente que nem tudo na vida é pra sempre, muito menos aquelas "amizades" que achamos que são pra sempre, o jogar fora nesse caso é deixar de gostar de uma pessoa, perder o interesse, não querer mais contato com ela e etc.

    ResponderExcluir
  8. Olá...Esta dinâmica não teve um final, mas para mim acabou sendo muito legal, pois deu certinho para meu objetivo. Fiz um estudo sobre os relacionamentos /celular/meios de comunicação virtuais. Mostrando como isto afasta as pessoas de perto, e aproxima os de longe, tornando os relacionamentos descartáveis e frios como as máquinas, etc. (E vai por aí). No meio do estudo, num ponto estratégico, distribuo papéis e mando escrever o que foi proposto na dinâmica. a diferença que não mando colocar o nome. Distribuir depois os papéis misturados, e cada um lê, colocando o nome da pessoa da direita. Depois que terminar, daí vem as perguntas: Como vc se sentiu, sendo tratado como um objeto? Qual a sensação em se ver que pode ser descartável? E algumas colocações mostrando que devemos amar mais, valorizar mais, mostrar o verdadeiro valor de quem está do nosso lado, etc. Dá para trabalhar muito sobre isto, principalmente do grande vício do celular, chamado nomofobia. Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns !!!!!! Ao invés de criticar, vc explorou o lado positivo.É disso que o mundo está carente!!!!
      Para mim o simples fato dessa dinâmica render gargalhadas já servia como propósito. Mas uma vez parabéns!!!!

      Excluir
    2. Gostei muito da sua reflexão!

      Excluir
    3. Gostei muito da sua reflexão!

      Excluir
    4. Eu trabalho com projeto de apoio a depressivos, qd apliquei essa dinâmica,logo no início foi causando estranheza, as vzs rs. Mas a minha reflexão aplicada foi q ninguém gostou de ser jogado fora. E que não podemos mesmo os mais problemáticos, pq não somos objetos,temos que aprender a lidar, tolerar,amar, e amando compreender o outro. As vzs o q te incomoda no outro tem origem num problema seu e não no outro. Somos pessoas e nao objetos, e não podemos ser jogados fora ,relacionamentos são pra serem agregados e não desfeitos qd não lhe trouxer mais prazer ou utilidade. Transformemos nossas relações. Além disso,dei liberdade de jogarem fora não só objetos mas tbém atitudes, sentimentos. E qd eram lidos os papelzinhos, era uma forma de conhecer um pouco do q se passa no interior de cada um. Pois tds escreveram seu íntimo como se nao fosse ser lido. Foi muito produtivo !!

      Excluir
  9. Agora sim, gostei vou aplica-la no meu grupo. Depois do o retorno aqui
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Parafraseando um comentário acima, no final perguntar "como cada um sentiu ao ser tratado como objeto" e fazer uma breve reflexão de como não devemos simplesmente jogar pessoas fora da nossa vida.

    ResponderExcluir

Dinâmicas para Grupos
As dinâmicas de grupo oferecem às pessoas uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, com o objetivo de integrar o grupo e possibilitar um retorno dos dados necessários. Geralmente criativas e atrativas e que possam fomentar nas pessoas um lado descontraido e critico.